Como fazer networking?
Não é raro encontrar pessoas que se sentem inseguras ao conhecer outros profissionais para criar um vínculo real. Se esse é seu caso, deixe a vergonha de lado e confie no seu potencial!
1. Participe de grupos no Facebook
Sim, é isso mesmo que você leu! Muitos usam o Facebook para nos conectar com pessoas que gostamos e que fazem parte do nosso convívio pessoal. Entretanto, a rede social pode ser utilizada para fazer networking.
A opção mais efetiva é participar e interagir em grupos relacionados à sua área profissional. Fazendo isso, você conhece profissionais de outras regiões, troca experiências e consegue estabelecer uma relação maior entre vocês.
2. Use o LinkedIn
O LinkedIn é, atualmente, a maior rede profissional do mundo, contando com mais de 645 milhões de usuários. A empresa foi criada justamente com o objetivo de conectar profissionais e ultrapassar barreiras físicas.
Na rede, é possível ter até 30 mil conexões, seguidores ilimitados, produzir conteúdos curtos, artigos mais completos e até newsletter para quem acompanha seu perfil. Já são poucos os bons profissionais que não têm um perfil por lá.
3. Frequente eventos
Participar de eventos da área é indispensável para quem quer fazer networking com qualidade, principalmente com profissionais que moram na mesma cidade que você.
Como a interação é cara a cara, a insegurança pode aumentar e você vai precisar deixar qualquer paranoia de lado para manter uma conversa agradável e interessante mesmo sem conhecer a outra pessoa.
Um bom momento para abordar alguém é durante as pausas, assim como na entrada e saída dos eventos, já que você não quer interromper a programação. Mas se perceber que aquele profissional não está interessado em conversar, não insista.
4. Seja prestativo
Ninguém gosta daquela pessoa que não compartilha nada do que sabe com os outros e quer sempre ser a melhor em todas as situações. Por isso, seja quem ajuda o outro e demonstra preocupação em ser uma pessoa prestativa.
Inicialmente, você fará isso sem nenhuma segunda intenção de receber algo em troca, mas a probabilidade de que a pessoa lembre de você e o indique para oportunidades novas é imensa.
5. Produza conteúdo na sua área
Uma maneira muito interessante de alcançar visibilidade no meio digital é produzindo conteúdo gratuito e publicar em seus perfis nas mídias sociais. Essa estratégia já vem sendo utilizada por profissionais e é bem perceptível no LinkedIn.
Isso porque, ao disponibilizar conteúdo, você estará ajudando as pessoas e, ao mesmo tempo, divulgará seu trabalho. Dessa forma, o público começa a ver você como uma referência em um determinado assunto.
6. Invista na manutenção dos relacionamentos
Não adianta nada conhecer um profissional novo e não entrar em contato com ele após a conversa inicial, até porque ele pode se esquecer de você depois de um certo tempo.
Assim, o ideal é que você consiga manter os relacionamentos e interagir com a sua rede de contatos para que realmente lembrem de você e, o mais importante, do que você faz.
Portanto, procure conversar com as pessoas com frequência e não quando precisar da ajuda delas. Hoje, isso é ainda mais simples de ser feito, pois podemos usar as redes sociais para intermediar o contato e não precisamos nos deslocar para falar com alguém.
Por fim, lembre-se que qualidade e quantidade não são a mesma coisa. É melhor ter poucos contatos, aqueles em quem você pode confiar, do que ter um networking enorme, com pessoas que nem sequer se lembram de você.
Agora que já sabe da importância de uma rede de contatos, quais seus benefícios e como fazer networking de qualidade.
«Voltar